segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Qual maquina comprar?

Olá pessoas que eu tanto gosto, tudo belezura?
     Então, nós fotógrafos não raramente somos abordados com a questão de que maquina nossos amigos e conhecidos devem comprar.
Bom, e minha resposta é sempre uma outra pergunta, que é: "qual a intenção da fotografia?" que vem seguida de "o que você pretende fotografar?"
Bom e porque dessas perguntas? Por que na minha opnião elas são fundamentais, afinal vamos ser realistas, a maquina fotográfica como o nome mesmo diz é uma maquina e apenas isso, logo eu preciso de uma maquina para fotografar isso assim e assado é o pensamento que você deve ter.
     Todas as maquinas fazem mais ou menos as mesmas coisas, mas com certeza todas tiram fotos...o que pesa na verdade é se ela é rápida (reflex) e se você precisa de uma maquina rápida, se ela troca lentes (DSLR), se você precisa de varias opticas diferentes por que você quer mais qualidade, se o ISO dela vai no talo e continua com qualidade, se ela possui EV e/ou ajustes manuais se você quiser ter mais controle sobre como a foto vai ser impressa no CCD e por ai vai...mas acho esses os principais aspectos a serem ponderados na escolha.
     Durante a graduação comprei minha primeira digital, uma Canon S3IS, que delicia, tudo era motivo de fotografia, e de lá pra cá muita gente me pergunta como escolher, o resumo das categorias de maquinas funciona assim:


Compactas - São as mais comuns, é a maquina que a sua tia leva pra praia, não tem como trocar a lente, o alcance do zoom é relativamente pequeno e são essencialmente lentas. Mas muito confortáveis e hoje possuem uma qualidade impressionante. Se for optar por uma, escolha uma de marca mais conhecida como Sony, Canon, Nikon, Samsung, Fuji e etc, se possível com controle EV ou manual.




Médio formato - São as intermediárias entre compactas e DSLRs, possuem um zoom bem potente, óptica maiores, mais controles manuais e alguma qualidade de ISO, só ótimas para fotografar quase tudo com uma qualidade um pouco maior, mas não são muito rápidas e normalmente não são exatamente portáteis...ou seja não cabe no bolso, a vantagem costuma ser o valor, que tende a ser mais em conta.








Reflex ou DSLR - São maquinas profissionais, com mais qualidade de imagem, com total controle manual, ISO respeitável, e a melhor parte que é a possibilidade de troca de lentes, que dá ao fotografo muito mais capacidade de trabalho. Pelo valor mais elevado, são mais indicadas a quem pretende trabalhar com fotografia ou tem muito dimdim sobrando.








Hibrídas - São a nova aposta das grandes marcas, que conseguiram colocar em uma compacta a possibilidade de troca de lentes das maquinas reflex. Ainda custam um rim, mas a idéia é muito boa.










O mais importante mesmo é fotografar, fotografar e fotografar...afinal quem monta a foto é o fotógrafo, a maquina só registra.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Dicas de composição

          Carissimos, este é o primeiro de uma série de tópicos que vão abordar dicas de como você pode fazer fotos mais interessantes com qualquer tipo de maquina. Por isso que eu quero começar falando um pouco sobre composição, afinal quando estamos fotografando seja lá o que for, com qualquer tipo de máquina, vamos compor, e se compomos legal a possibilidade da fotografia ficar bacana é muito alta.
      Já perdi a conta de quantas vezes eu ouvi "nossa com esse celular você fez essa foto legal", e basicamente ali eu só usei composição e direcionei o que eu queria para onde eu queria, afinal celular não costuma ter controles avançados.
         Chega de blábláblá né Pedro, vamos ao que interessa!!!
 . Primeira coisa que temos que ter em mente é que você está colocando um plano 3D em um 2D, isso quer dizer que aquilo que olhamos e está lindo, pode não ficar assim tão legal, por conta do foco, nossos olhos focam quase tudo ao mesmo tempo, e como são dois (duas lentes) formamos uma imagem 3D, então o que fazer? Vamos lembrar que o foco é uma parte fundamental da fotografia vamos usa-lo bem.


  . Utilize a regra dos terços, ahhh você não sabe o que é isso? Tudo bem. A regra dos terços é uma "regra" que pode ser seguida ou não, que te mostra a onde o seu assunto (tema ou coisa que você quer dar mais valor) deve estar dentro do quadro. Ela vai nos mostrar os pontos de ouro e a fotografia com um assunto em um desses pontos tende a ser bem mais interessante.
   . Se for uma pessoa que você estiver fotografando tente direcionar os olhos dela para algum ponto diferente além da sua lente, isso além de dar mais dinamismo a fotografia vai deixa-la mais atraente...afinal por que e para o que essa pessoa está olhando, isso deixa o quadro mais interessante.




Emoldure as suas fotos quando achar que pode resultar em um efeito interessante. Nesta fotografia da Igreja de São João Dell Rei eu queria fazer uma foto diferente das de sempre, onde a igreja está no centro e ponto, ia ser mais uma em um milhão, achei essa árvore e pronto, uma foto mais interessante.


     Bom por hoje é só, tente experimentar isso e se achar legal comente aqui e ajude a deixar o blog ainda mais interessante. Até mais!


segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Goya rock and roll

         Como você já deve saber, ou não, eu tenho trabalhado com os meninos do Goya a algum tempo já, e isso tem me fornecido, além de histórias e pessoas muito interessantes, um acervo fotográfico muito bacana, então resolvi selecionar algumas imagens preferidas desse trabalho super legal que temos feito.
      






  

DIY Suporte flash

Olá caríssimos, esse final de semana foi realmente muito proveitoso e isso inclui que eu finalmente coloquei em prática meu plano de fazer um suporte para os meus speeds.
Esse suporte funciona da seguinte forma, o seu tripé deve ser de 25 ou outra medida dessas com uma nomenclatura esquisita, mas a boa noticia é que esses diâmetros são padrão, e se você for a uma casa de material elétrico vai encontrar tudo o que precisa.
Acontece que eu achei muito caro comprar suportes articulados principalmente por conta do frete...e como o ângulo é de 60 graus...dá pra quebrar o galho com esse que eu fiz, até eu ir buscar uns de verdade.

Você vai precisar de:
1 luva de 25
1 tampão de 25
20 cm de cano
1 prego (que encaixe na sua maquina por exemplo)
2 aroelas de pressão
2 porquinhas
1 Cola para cano

Furadeira, alicate e chave de boca e um mínimo de habilidade

É meio que auto explicativo...

 No caso eu peguei um cano que possui o codi-nome "curva S" o que facilitou bem já que eu não tive que esquentar o cano e moldar a curva, o problema é que esse cano escuro não encaixa bem no claro, dai vou fazer de novo com todo ele claro.

Faça o furo no tampão para passar o parafuso que você vai prender no seu receptor, no caso eu usei um V4




Encaixe o parafuso, arruela e porquinha.
Indico usar um parafuso menor ou cortar...


Vá encaixando...


Vá encaixando...



E pronto!!!



Muito simples néh!!!

Bom experimentos!!!!

Meu cachorro

Uma bela manhã de domingo com esse daí....não tem preço



        Tá eu sei que não tem nada haver eu escrever sobre o meu cachorro aqui, afinal é um blog sobre fotografia, mas eu preciso divulgar isso pro mundo, afinal quem olha não imagina o que vem por ai...
       Tudo começou assim...acordo eu feliz numa bela manhã de domingo e penso "que sol massa, vou caminhar na UFJF", dai sou aconselhado e levar o Thor, afinal coitadinho ele nunca sai de casa. Tudo bem, ninguém sabe a bagunça que esse bicho arruma, mas tá beleza, me vesti de toda boa vontade do mundo e lá fomos nós de carro... admito que o trajeto inicial foi anormalmente calmo, o que me leva a ter pensamentos mais complacentes...coitado de mim, não sabia o que me esperava. E assim fomos nós, ele mais tranqüilo que o normal, e isso não é nada calmo, mas tudo bem.
         E eis que chegamos ao lago, e o bicho me olha com o olhos do gatinho do Sherek implorando por um mergulho, eu já estava mole demais e deixei...o bicho saiu correndo e blummm na água...alegria geral da nação, todo mundo passa e olha com inveja "nossa como ele é lindo" "nossa como ele é esperto" e coisas do gênero. Até eu estava orgulhoso, joguei o graveto ele buscou tudo perfeito...mas chegou a hora de azedar o leite...Eis que vem meu bicho nadando lépido e fagueiro e passa por uma toceira mais ou menos perto da margem e começa a nadar esquisito sem sair do lugar, eu como todo dono atento percebi o fato e me aproximei e percebi que ele estava preso...logo começo a me despir de quinquilharias como celular, carteira tênis e etc, e o inevitável aconteceu é claro, entrei no lago para salvar eu cachorro. Aqui é importante frisar algo interessante, o campus da UFJF é um local onde as pessoas vão essencialmente para tirar onda, e um cachorro molhado passa, mas um cachorro molhado, desgovernado, pulando nas pessoas não passa...e lá estava eu chamando e correndo semi nú a traz do meu cachorro e com muito custo consegui pegar o bicho ao som de uma avalanche de insultos dos transeuntes.
           Bom até ai quase tudo bem e eu estava só a beira de um piripaque nervoso, coloquei meu tênis e juntei o resto de orgulho que eu tinha e saimos a caminhar, percebi que eu queria muito correr e sumir dali, e foi isso que eu fiz. Estavamos indo bem, mas eu não havia levado sacolinha, afinal ele já tinha defecado em casa...mas isso tudo já não era o bastante não é, ele tinha que deixar meio kilo de bosta na pista, e minha unica alternativa e chutar com meu tênis branco a bosta toda pro canto e ai sim sair correndo desembalado e sumir da UFJF para nunca mais voltar. É importante dizer que meu cachorro não é exatamente o bicho mais esperto correndo e não faz isso muito alinhado não....
E esse foi o desfecho de uma bela manhã de domingo...


domingo, 12 de setembro de 2010

Niver de 15 anos da Mari.


Como eu havia prometido aqui está um slideshow com as fotografias do niver de 15 anos da Mari. A minha intenção é fazer dessa forma apartir de agora, fica muito mais facil tanto para o cliente quanto para um amigo leitor e/ou futuro cliente conhecer um pouco mais do meu trabalho. 
    
Nem precisa dizer como foi bacana fazer essas fotos do niver da Mari, chegamos lá fomos muito bem recebidos e a alegria imperou na festa. Com seus muitos pontos engraçados, desde os penetras que fizeram de tudo para ter autorização até o pulo na água gelada.
Alegria estampada no rosto da nossa querida Mari, que conseguiu viver seu dia de princesa com todo o mix de emoções que merecia.
Parabéns Mari pelo seu niver e muito obrigado pela chance de poder registrar esse momento tão importante.

sábado, 11 de setembro de 2010

Maquina X Fotografo


Parece moda falar sobre maquina digital, equipamentos mil etc e tal, toda e qualquer pessoa leiga ou não já ouviu falar no tais megapixels e essa coisa toda. Nas rodinhas de fotógrafos não poderia ser diferente, e eu como não poderia deixar de ser passo varias horas do meu precioso ócio refletido também sobre.
Acontece que depois que o Sr. Kodak inventou uma maquina fotográfica a fica cassete que percebia claro e escuro, mais ou menos como uma minhoca enxerga, houve uma revolução no mundo da fotografia, afinal fotografar ficou agora bem mais fácil, a maquina te mostra se você acertou ou não, e isso produz um efeito interessantissimo o efeito "eu também sou fotógrafo", afinal eu comprei uma maquina com 12 milhões de pontos, ela faz qualquer coisa, tem GPS, tem termómetro caso eu esteja com febre (isso eu inventei) e o "eu também sou fotógrafo" termina a frase assim, e eu também comprei um celular que até telefona....rsrs
Então afinal, o que há de real nisso tudo e o que é fantasia? Bom eu vejo da seguinte forma: sim hoje temos maquinas assustadoras, que facilitam muito o trabalho de alguém que de fato sabe fotografar, e de quem tem grana sobrando e está aprendendo, isso para mim é muito claro. E o que há de fantasia:? É o fato de imaginar que a máquina faz tudo sozinha, e isso ela não faz, o máximo que ela vai fazer é uma foto com qualidade de revelação maior que uma compacta que qualquer chimpanzé aprende a lidar.
É nesse ponto que o joio é separado do trigo, afinal brincar de fotógrafo é coisa de criança que pega a maquina do vovô e se torna um Henri Cartier Bresson, mas a vida real é diferente. Um fotógrafo de verdade faz muita coisa boa com qualquer maquina, porque ele (eu....) sabe fazer, estudou pra isso, e tem know how, tem experiência. E não é um cara com uma DSLR que ganhou de natal. Quer deixar um fotógrafo chateado? Olha a foto, elogia a foto e completa dizendo, também com essa maquina ai....
Então amigos fotógrafos saibamos lidar com isso e pra você querido e amado leitor, o que importa mesmo é saber enxergar e sabendo isso, saber usar o que sabe.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O primeiro post...


Há algum tempo, numa terra não muito distante, eu venho refletindo sobre montar ou não um blog para a minha pessoa, afinal se for para fazer que seja bem feito. Adimito, com todas as letras, que não está nem de longe a contendo, mas fato é que hoje eu acordei com boa vontade e resolvi que já era hora de terminar o layout e finalmente escrever etc e tal.
Passado esse momento introdutório, está você ai caro leitor a concatenar suas idéias e refletir, "mas afinal sobre o que vai ser esse tal de blog do Pedro"? Pra falar a verdade eu tenho uma idéia muito vaga sobre isso. A idéia é abordar uma série de assuntos sobre fotografia, dicas de como utilizar certos equipamentos, de como fazer determinadas fotografias, algumas pinceladas sobre educação e natureza. Enfim, espero que a dinamica seja no minimo divertida e dentro em breve trarei novidades sobre minha vida e meu trabalho, por hora ficam alguma imagens legais, se eu conseguir postar...