quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Dicas de composição

          Carissimos, este é o primeiro de uma série de tópicos que vão abordar dicas de como você pode fazer fotos mais interessantes com qualquer tipo de maquina. Por isso que eu quero começar falando um pouco sobre composição, afinal quando estamos fotografando seja lá o que for, com qualquer tipo de máquina, vamos compor, e se compomos legal a possibilidade da fotografia ficar bacana é muito alta.
      Já perdi a conta de quantas vezes eu ouvi "nossa com esse celular você fez essa foto legal", e basicamente ali eu só usei composição e direcionei o que eu queria para onde eu queria, afinal celular não costuma ter controles avançados.
         Chega de blábláblá né Pedro, vamos ao que interessa!!!
 . Primeira coisa que temos que ter em mente é que você está colocando um plano 3D em um 2D, isso quer dizer que aquilo que olhamos e está lindo, pode não ficar assim tão legal, por conta do foco, nossos olhos focam quase tudo ao mesmo tempo, e como são dois (duas lentes) formamos uma imagem 3D, então o que fazer? Vamos lembrar que o foco é uma parte fundamental da fotografia vamos usa-lo bem.


  . Utilize a regra dos terços, ahhh você não sabe o que é isso? Tudo bem. A regra dos terços é uma "regra" que pode ser seguida ou não, que te mostra a onde o seu assunto (tema ou coisa que você quer dar mais valor) deve estar dentro do quadro. Ela vai nos mostrar os pontos de ouro e a fotografia com um assunto em um desses pontos tende a ser bem mais interessante.
   . Se for uma pessoa que você estiver fotografando tente direcionar os olhos dela para algum ponto diferente além da sua lente, isso além de dar mais dinamismo a fotografia vai deixa-la mais atraente...afinal por que e para o que essa pessoa está olhando, isso deixa o quadro mais interessante.




Emoldure as suas fotos quando achar que pode resultar em um efeito interessante. Nesta fotografia da Igreja de São João Dell Rei eu queria fazer uma foto diferente das de sempre, onde a igreja está no centro e ponto, ia ser mais uma em um milhão, achei essa árvore e pronto, uma foto mais interessante.


     Bom por hoje é só, tente experimentar isso e se achar legal comente aqui e ajude a deixar o blog ainda mais interessante. Até mais!


segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Goya rock and roll

         Como você já deve saber, ou não, eu tenho trabalhado com os meninos do Goya a algum tempo já, e isso tem me fornecido, além de histórias e pessoas muito interessantes, um acervo fotográfico muito bacana, então resolvi selecionar algumas imagens preferidas desse trabalho super legal que temos feito.
      






  

DIY Suporte flash

Olá caríssimos, esse final de semana foi realmente muito proveitoso e isso inclui que eu finalmente coloquei em prática meu plano de fazer um suporte para os meus speeds.
Esse suporte funciona da seguinte forma, o seu tripé deve ser de 25 ou outra medida dessas com uma nomenclatura esquisita, mas a boa noticia é que esses diâmetros são padrão, e se você for a uma casa de material elétrico vai encontrar tudo o que precisa.
Acontece que eu achei muito caro comprar suportes articulados principalmente por conta do frete...e como o ângulo é de 60 graus...dá pra quebrar o galho com esse que eu fiz, até eu ir buscar uns de verdade.

Você vai precisar de:
1 luva de 25
1 tampão de 25
20 cm de cano
1 prego (que encaixe na sua maquina por exemplo)
2 aroelas de pressão
2 porquinhas
1 Cola para cano

Furadeira, alicate e chave de boca e um mínimo de habilidade

É meio que auto explicativo...

 No caso eu peguei um cano que possui o codi-nome "curva S" o que facilitou bem já que eu não tive que esquentar o cano e moldar a curva, o problema é que esse cano escuro não encaixa bem no claro, dai vou fazer de novo com todo ele claro.

Faça o furo no tampão para passar o parafuso que você vai prender no seu receptor, no caso eu usei um V4




Encaixe o parafuso, arruela e porquinha.
Indico usar um parafuso menor ou cortar...


Vá encaixando...


Vá encaixando...



E pronto!!!



Muito simples néh!!!

Bom experimentos!!!!

Meu cachorro

Uma bela manhã de domingo com esse daí....não tem preço



        Tá eu sei que não tem nada haver eu escrever sobre o meu cachorro aqui, afinal é um blog sobre fotografia, mas eu preciso divulgar isso pro mundo, afinal quem olha não imagina o que vem por ai...
       Tudo começou assim...acordo eu feliz numa bela manhã de domingo e penso "que sol massa, vou caminhar na UFJF", dai sou aconselhado e levar o Thor, afinal coitadinho ele nunca sai de casa. Tudo bem, ninguém sabe a bagunça que esse bicho arruma, mas tá beleza, me vesti de toda boa vontade do mundo e lá fomos nós de carro... admito que o trajeto inicial foi anormalmente calmo, o que me leva a ter pensamentos mais complacentes...coitado de mim, não sabia o que me esperava. E assim fomos nós, ele mais tranqüilo que o normal, e isso não é nada calmo, mas tudo bem.
         E eis que chegamos ao lago, e o bicho me olha com o olhos do gatinho do Sherek implorando por um mergulho, eu já estava mole demais e deixei...o bicho saiu correndo e blummm na água...alegria geral da nação, todo mundo passa e olha com inveja "nossa como ele é lindo" "nossa como ele é esperto" e coisas do gênero. Até eu estava orgulhoso, joguei o graveto ele buscou tudo perfeito...mas chegou a hora de azedar o leite...Eis que vem meu bicho nadando lépido e fagueiro e passa por uma toceira mais ou menos perto da margem e começa a nadar esquisito sem sair do lugar, eu como todo dono atento percebi o fato e me aproximei e percebi que ele estava preso...logo começo a me despir de quinquilharias como celular, carteira tênis e etc, e o inevitável aconteceu é claro, entrei no lago para salvar eu cachorro. Aqui é importante frisar algo interessante, o campus da UFJF é um local onde as pessoas vão essencialmente para tirar onda, e um cachorro molhado passa, mas um cachorro molhado, desgovernado, pulando nas pessoas não passa...e lá estava eu chamando e correndo semi nú a traz do meu cachorro e com muito custo consegui pegar o bicho ao som de uma avalanche de insultos dos transeuntes.
           Bom até ai quase tudo bem e eu estava só a beira de um piripaque nervoso, coloquei meu tênis e juntei o resto de orgulho que eu tinha e saimos a caminhar, percebi que eu queria muito correr e sumir dali, e foi isso que eu fiz. Estavamos indo bem, mas eu não havia levado sacolinha, afinal ele já tinha defecado em casa...mas isso tudo já não era o bastante não é, ele tinha que deixar meio kilo de bosta na pista, e minha unica alternativa e chutar com meu tênis branco a bosta toda pro canto e ai sim sair correndo desembalado e sumir da UFJF para nunca mais voltar. É importante dizer que meu cachorro não é exatamente o bicho mais esperto correndo e não faz isso muito alinhado não....
E esse foi o desfecho de uma bela manhã de domingo...